Trabalhos/Normas

NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Envie o trabalho completo clicando aqui! Envio até 19/08


    Todos os trabalhos inscritos no V Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas (EPEAL) deverão ser organizados sob a forma de artigos e estar relacionados às quatro linhas de pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE), quais sejam, Educação e linguagem, História e política da educação, Processos educativos, Tecnologias da informação e comunicação na educação e serão avaliados por pareceristas externos à organização do evento. Tais pareceristas, na medida do possível, deverão ser recrutados junto à própria Universidade.

Serão disponibilizadas, no máximo, 420 vagas para apresentação de trabalhos, distribuídas em 300 para a modalidade de Comunicações Orais e 120 para apresentação de Pôsteres.

Os prazos de inscrição dos trabalhos (sessões de comunicação oral e pôsteres), de divulgação dos resultados e de interpelação de recursos estão definidos no cronograma do Encontro e seus resultados estarão disponíveis no próprio site do V EPEAL (www.cedu.ufal.br/evento/epeal2010) a partir do dia 15/08/2010.

1 Comunicação Oral 

    Serão considerados válidos para a apresentação sob a forma de Comunicação Oral: Ensaios, Estudos e resultados de pesquisa abordando temáticas novas ou já estabelecidas na área da Educação que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise, e que estes sejam  realizados por Mestrandos, Doutorandos,  Pesquisadores e estudantes de Graduação e Pós-Graduação lato- sensu.    O texto deverá ter formato de artigo e estar estruturado em torno de 8 (oito) a 12 (doze) páginas, excetuando-se as referências e os anexos, com problemática anunciada e desenvolvida, considerações finais e referências.

    As apresentações serão de 15 minutos, seguidas de debate entre os participantes.

2 Pôster

    O objetivo do Pôster é apresentar o resultado de estudos e pesquisas em andamento ou concluídos, de trabalhos realizados e experiências realizadas por Mestrandos, Doutorandos,  Pesquisadores e estudantes de Graduação e Pós-graduação lato sensu.


2. 1 Formatação do pôster

    O pôster deverá ter formato de artigo, de 6 (seis) a 8 (oito) páginas, incluídas as notas, as referências, os quadros ou tabelas, se for o caso.

    As dimensões do pôster devem ser de 1,20m de altura e 80cm de largura. O esquema gráfico do pôster deverá ser apresentado em folha tamanho A4 (média de 10 folhas A4). As letras utilizadas devem permitir uma leitura fácil à distância de dois metros. Usar letras maiúsculas e em negrito para títulos e sub-títulos e minúsculas para o corpo do texto. Não misturar diferentes tipos de fontes e diferentes estilos no mesmo texto.

    A estrutura do pôster deve conter: título do trabalho, o(s) nome(s) do(s) autor (es) seguido (s) de filiação institucional (sigla da instituição, entre parênteses), resumo, além de seções como introdução, problemas/questões, objetivos, metodologia, resultados e/ou considerações finais, referências. O texto deve ser conciso, mas suficientemente claro. Pode apresentar figuras, símbolos e cores. As legendas das figuras são essenciais, devendo ser curtas e informativas. Para garantir melhor efeito visual, recomenda-se que as figuras sejam maiores do que 12cm x 18cm.

    Recomenda-se, durante a apresentação, a distribuição de folderes ou panfletos com informações resumidas sobre o trabalho e formas de contato com o(s) autor(es);

    Os pôsteres ficarão à disposição dos participantes e da comissão avaliadora num período de 60 minutos, com a apresentação de até 10 min cada um.


3 Digitação e Formatação dos Trabalhos

3.1 Textos completos (SOMENTE PARA OS INSCRITOS QUE TIVERAM SEUS RESUMOS APROVADOS).

Formato do arquivo: Word 2003 (doc) ou PDF
Folha: A4-  Fonte: Times New Roman
Margens superior e inferior: 2,5 cm                Margem esquerda e direita: 3 cm 
Páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita) – tamanho 12 
Título e sub-título: em maiúsculas, negrito, tamanho 12, centralizado.

Identificação do(s) autor(es): dois espaços abaixo do título, à margem direita, com espaço simples, tamanho 12:

a) Autor: nome e sobrenome completos, com apenas a primeira letra maiúscula (se houver mais de um autor, estes devem entrar um abaixo do outro, separados por espaço simples). O nome de cada autor deverá ser seguido de filiação institucional (sigla da instituição, entre parênteses).

b) E-mail: abaixo do nome do autor (se houver mais de um autor, o endereço eletrônico deve estar abaixo do nome de cada autor). 

Resumo: dois espaços abaixo do nome do (s) autor (es); deve conter no máximo 1.200 caracteres com espaços, espaçamento simples entre as linhas. Conter no final até três palavras-chave. 

Corpo do texto: 

a) Em espaço 1,5, fonte 12, parágrafo justificado, sem espaços entre parágrafos; 

b) As citações e referências devem seguir as normas da ABNT. Citações breves de até três linhas são incorporadas ao corpo do texto, entre aspas, seguidas, entre parênteses, dos dados referenciais. Citações longas são colocadas em parágrafo próprio, de margem esquerda de 4 cm, corpo 10, espaçamento simples e identificadas ao final. 

c) Comentários e notas de conteúdo deverão ser colocados em notas de rodapé; 

d) Exemplos devem ser apresentados em espaço simples, numerados progressivamente em algarismos arábicos;

e) As referências devem vir dois espaços abaixo do final do texto, em corpo 12, ordem alfabética, alinhadas à esquerda, sem numeração, apresentadas de acordo com as normas mais recentes da ABNT, contendo exclusivamente as obras citadas no texto. 

f) Os quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias ou desenhos) devem vir após as referências, com indicação de fonte (quando for o caso). 



OBSERVAÇÕES:

a) Os trabalhos que não atenderem às normas de formatação deste Encontro e da ABNT serão automaticamente eliminados;

b) O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original, ou seja, os arquivos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações posteriores.

c) A revisão do(s) trabalho(s) é de responsabilidade do(s) autor(es);

d) Exigir-se-á a presença de um dos autores do trabalho para a sua apresentação (comunicações e pôster);

e) Todos os resumos aceitos serão publicados em CD e no site do evento com ISSN. No caso de trabalhos recusados, o(s) autor(es) poderá(ão) solicitar revisão do parecer, dentro do prazo previsto no cronograma;

f) Cada autor poderá inscrever até 3 (três) trabalhos (Comunicações Orais e/ou Pôsters), sendo 1 (um) individual e 2 (dois) em co-autoria ou 3 (três) em co-autoria. Cada trabalho só poderá ter, no máximo, três autores;

g) No caso de inscrição de trabalho para apresentação nas sessões de Comunicação Oral, o aluno de PIBIC deverá cumprir a condição de co-autor, juntamente com orientador;

h) A taxa de inscrição será cobrada individualmente por autor e co-autor(es), e não por trabalho;

i) Comunicações Orais e Pôsteres só serão avaliados após a confirmação do pagamento da inscrição do autor e de todos co-autores, sem exceção.

Envie o trabalho completo clicando aqui! Envio até 19/08